O documento que comprova a realização do Caminho de Santiago, denominado Compostela, foi entregue este ano a 1.054 peregrinos que iniciaram o percurso em Braga.
O número traduz «uma ligeira descida em comparação com igual período do ano passado», revela a Associação Transfronteiriça do Caminho da Geira e Arrieiros, acrescentando que, «em contrapartida, destaca-se o Caminho da Geira e dos Arrieiros (CGA), que já bateu o seu recorde do ano passado».
Em comunicado enviado ao Diário do Minho, a associação precisa que «o CGA registou até domingo, dia 19, um aumento de 7,3% nas partidas de Braga, evoluindo de 482 para 517 peregrinos em termos homólogos».
«Se incluirmos todos os pontos de partida, foi percorrido por 692 pessoas, mais duas do que em todo o ano passado», refere o comunicado, destacando que, «segundo o Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago de Compostela, este caminho registou, assim, um crescimento de 4,9% no número total de Compostelas emitidas até agora, consolidando-se como uma opção cada vez mais valorizada por quem procura uma peregrinação autêntica e imersiva».