23 OUT 2025

O Município de Vila Verde assinala, na sexta-feira, a comemoração dos 170 anos da fundação do concelho. A efeméride vai ser assinalada com o lançamento de um selo de correio com a imagem da Rainha D. Maria II, monarca que em 1855 assinou o decreto que criou a unidade administrativa do Concelho de Vila Verde.

Com forte significado simbólico e histórico, a emissão do selo invoca a figura de D. Maria II — defensora do constitucionalismo e grande reformadora —, destacando o papel da monarca na consolidação do poder local e na modernização do país. "Mais do que uma simples peça filatélica, o selo representa um tributo à história, à cultura e à cidadania, reforçando a memória coletiva e o orgulho identitário dos vilaverdenses", refere a autarquia, em comunicado.

Na sessão solene comemorativa dos 170 anos do concelho, que vai decorrer no edifício da Adega Cultural de Vila Verde, a Câmara e a Assembleia Municipal vão ainda prestar homenagem a cerca de 50 personalidades, incluindo autarcas e párocos, instituições e empresas do concelho, assim como a uma centena de funcionários do município.

A sessão solene tem início agendado para as 21h00, com a atuação musical da Academia de Música de Vila Verde, da Verde Tuna Municipal dos Funcionários da Câmara de Vila Verde e do Grupo Raízes. As intervenções evocativas estarão a cargo da presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Rodrigues Fernandes, e do presidente da Assembleia Municipal, Carlos Arantes.

×