23 OUT 2025

A paróquia de Dume, na União das Freguesias de Real, Dume e Semelhe, perpetuou esta quarta-feira o nome de todos os seus bispos. No dia litúrgico de São Martinho de Dume, o atual bispo de Dume, D. Delfim Gomes, e Bispo Auxiliar de Braga, presidiu à eucaristia e à inauguração de um monumento, onde constam os nomes de todos os seus antecessores conhecidos.

O memorial está localizado dentro da igreja de Dume. Além dos nomes dos bispos, no monumento inclui algumas insígnias episcopais, nomeadamente a mitra e o báculo.

Na cerimónia estiveram, além de D. Delfim Gomes; Francisco Silva, presidente da União de Freguesias e a sua equipa; o cónego Hermenegildo Faria, pároco de Dume e muitos fiéis que fizeram questão de presenciar o momento e participar na eucaristia solene em honra do padroeiro, S. Martinho.

Na sua intervenção, o cónego Hermenegildo Faria explicou o significado do monumento, bem como alguns dos nomes, sobretudo os santos reconhecidos pela Igreja. De referir que na lista está São Gonçalo, que não consta do livro dos santos, mas que o povo o consagra como tal.

O sacerdote frisou ainda o nome do «misterioso Recimiro», que entre outros feitos, mandou libertar 200 escravos. O pároco recordou que já vem de longe a intenção de guardar a memória histórica dos bispos de Dume, gravando-a num monumento.

O desafio foi lançado por D. Eurico Dias Nogueira, numa visita pastoral à paróquia de Dume, e acabou por cumprir-se, com «o monumento agora inaugurado, que vai perpetuar e homenagear todos estes homens que marcaram a história da Igreja local e universal».

×