O CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes) da Póvoa de Lanhoso encontra-se a funcionar nos serviços de atendimento do Balcão Único, nos Paços do Concelho, desde o mês de fevereiro.
Desde então e até à data presente foram feitos os 72 atendimentos, dos quais cinco eram pedidos de agrupamento familiar. Também foram registados pedidos de informação, esclarecimentos e apoios sociais, tendo sido todos eles devidamente encaminhados para os serviços competentes.
À data da abertura deste Centro, a Câmara Municipal dispunha de dois funcionárias capacitadas para exercer funções no CLAIM, ambas com a Formação Contínua para técnicos/as da Rede CLAIM, formação esta que foi disponibilizada pela AIMA (Agência para a Integração, Migrações e Asilo). Atualmente, devido à crescente de procura deste Serviço, a autarquia passou a dispor de cinco técnicas capacitadas para exercer estas funções.
O número mais significativo de atendimentos decorreu quer da sinalização feita pelo Radar Social e pela EPAVE, quer da ampla divulgação dos serviços. Os cidadãos e as cidadãs que procuraram o atendimento do CLAIM são, na sua grande maioria, de nacionalidade brasileira e cabo-verdiana, no entanto também pessoas de nacionalidade polaca, angolana e dominicana têm recorrido ao balcão de atendimento.