24 OUT 2025

A terceira edição do Festival Literário Utopia, que vai decorrer em Braga de 14 a 23 de novembro, contará com a presença de Abdulrazak Gurnah, distinguido com o Prémio Nobel da Literatura em 2021, foi hoje anunciado.

Abdulrazak Gurnah estará presente nos dois primeiros dias do festival.

No dia 15, participará numa sessão conjunta com o escritor moçambicano Mia Couto, recentemente distinguido com o Prémio PEN/Nabokov 2025 para Literatura Internacional.

Outros nomes confirmados são Ricardo Araújo Pereira e o ensaísta, poeta e professor de estudos clássicos Frederico Lourenço, que, a 22 de novembro, apresenta o livro “Bíblia VI”, numa conversa descontraída em que a religião se cruza com os limites do humor.

Antes disso, a 16 de novembro, o auditório do Espaço Vita acolhe a estreia da peça “Ponto de Fuga”, criada pelo músico e maestro Martim Sousa Tavares, numa proposta que junta a música, a palavra e o movimento.

Da 3.ª edição do Utopia, destacam-se ainda os jantares literários, que reúnem autores e leitores em volta da mesa para momentos que combinam o melhor da gastronomia com a partilha de histórias, conversas e espaço para sessões de autógrafos.

A programação conta ainda com uma aposta no público infantil, com histórias, oficinas e leituras cantadas para os mais novos.

×