24 OUT 2025

Barcelos vai ser o palco da 30.ª edição do Congresso Mundial de Saúde Mental, um evento de referência internacional que se realiza pela primeira vez em Portugal, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.

Organizado pela Câmara Municipal de Barcelos e pela Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH), em parceria com a Coordenação Nacional das Políticas de Saúde Mental, o congresso espera reunir cerca de 650 participantes de várias nacionalidades, entre académicos, profissionais de saúde, representantes institucionais e organizações da sociedade civil.

Sob o tema “Saúde Mental e Sustentabilidade Social: uma abordagem centrada na sociedade e comunidade”, o encontro vai contar com mais de 160 palestras e sete workshops, com a presença de especialistas dos cinco continentes. A sessão de abertura terá lugar no dia 30 de outubro, às 9h00, no Auditório Municipal de Barcelos, e será seguida de uma cerimónia solene que vai marcar a constituição da Rede Europeia de Saúde Mental.

O presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, sublinhou que «a escolha de Barcelos para acolher o Congresso Mundial de Saúde Mental e para a criação da Rede Europeia de Saúde Mental é uma responsabilidade sem paralelo e um reconhecimento da tradição secular do município nesta área». O autarca recordou ainda que Barcelos é, até 2026, a Capital Mundial da Saúde Mental, tendo implementado um Plano Municipal de Saúde Mental e criado a primeira Rede Municipal de Saúde Mental em Portugal, que integra cerca de 70 instituições públicas e privadas.

 

×