Câmara de Viana do Castelo arrecadou desde agosto de 2024 até hoje 433.550 euros com a cobrança da taxa turística municipal de 1,50 euros na época alta e um euro na época baixa, disse hoje o presidente.
Luís Nobre adiantou que o município vai manter, em 2026, o valor cobrado aos turistas que pernoitam nos hotéis e alojamentos locais da cidade.
O autarca socialista explicou que aquele montante “vai ser aplicado em iniciativas como a manutenção do mobiliário urbano, no reforço da limpeza urbana e na promoção e realização de eventos”.
Luís Nobre apontou como exemplo o apoio à produção do filme de animação "Viana – A Lenda dos Corações de Ouro", apresentado na noite de quinta-feira no teatro municipal Sá de Miranda, local onde ocorrerá a antestreia, no verão de 2026.
O autarca disse que o município atribuiu “um apoio de 65 mil à produtora do filme - Watermelon Productions - e adiantou que aquele montante será “reforçado”, sem especificar o valor, por se tratar de "uma iniciativa à escala global”, que não é para ficar entre muros, mas sim para projetar a cidade, o património, a identidade, e os valores culturais pelo mundo".