A secretária de Estado da Saúde, Ana Povo, afirmou que a construção do novo hospital de Barcelos “é um compromisso” do Governo e significará um investimento de 200 milhões de euros.
Falando na abertura do Congresso Mundial de Saúde Mental, que decorre em Barcelos, Ana Povo respondia, assim, ao autarca local, Mário Constantino, que disse confiar na continuidade do apoio do Governo para concretizar o novo hospital. “Aqui afirmo que [a construção do novo hospital] é um compromisso deste Governo”, referiu Ana Povo, apontando que o investimento será de 200 milhões de euros.
Mário Constantino sublinhou que este ano o processo “já deu passos importantes”. Em junho, tinha sido lançado o concurso público para a elaboração do estudo e do projeto de execução do novo hospital, mas, entretanto, o procedimento foi cancelado, porque foi “repescado” um contrato anterior, celebrado em 2010 e que tinha sido suspenso.
Dessa forma, e segundo a Unidade Local de Saúde de Barcelos/Esposende, será possível acelerar o projeto e reduzir custos adicionais. O novo hospital vai servir mais de 150 mil pessoas dos concelhos de Barcelos e Esposende, distrito de Braga.
A obra deverá arrancar entre 2026 e 2027, tendo um prazo de execução de entre três a quatro anos. Será um hospital de proximidade, com uma “aposta clara” no ambulatório.