O Município de Vila Verde surge como o melhor classificado do distrito de Braga no ranking global do Anuário Financeiro dos Municípios 2024, elaborado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do IPCA - Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, com o apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e do Tribunal de Contas.
Para a presidente da Câmara, Júlia Rodrigues Fernandes, os resultados publicados “refletem os elevados níveis de exigência e rigor na gestão municipal de Vila Verde, com particular impacto para a boa execução de um plano de investimentos cada vez mais exigente e ambicioso, tendo em vista o desenvolvimento e o progresso sustentado do concelho”.
Sublinha, ainda, que o Município de Vila Verde tem conseguido “melhorar e reforçar a eficiência na gestão, mesmo num cenário financeiro em que o orçamento municipal tem crescido de forma acentuada em volume global”. E que “Aaboa gestão financeira tem sido desenvolvida de forma a garantir mais-valias para a execução de investimento, sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no concelho”, esclarece a autarca.
Já no Alto Minho no distrito de Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira alcançou um novo marco no Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2024, destacando-se com uma performance financeira ficando na 35ª posição do ranking dos 50 primeiros municípios de pequena dimensão.
O Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira, Rui Teixeira, destaca que “este reconhecimento é fruto de um trabalho contínuo e rigoroso, feito com transparência e compromisso, para garantir a melhor gestão possível dos recursos públicos.” O autarca cerveirense salienta ainda que, para um município de pequena dimensão como Cerveira, alcançar esta classificação é um desafio considerável, dado o baixo valor de receitas próprias, mas também um reflexo da capacidade de gestão e inovação na utilização dos recursos disponíveis.