09 NOV 2025

Viana do Castelo destaca-se por utilizar a Inteligência Artificial para transformar o urbanismo, revelou a Câmara Municipal, na data em que se assinalou o Dia Mundial do Urbanismo.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, destaca a trajetória do município, que acontece desde 2010, ano em que o Município iniciou a desmaterialização total dos processos urbanísticos, eliminando o papel e tornando a tramitação mais ágil e transparente.

De acordo com o autarca, arquiteto com pós-graduação em Direito das Autarquias Locais e Urbanismo, a Inteligência Artificial tem tido um papel determinante na gestão de mais de 17 mil requerimentos por ano, otimizando o tratamento documental e libertando as equipas de tarefas repetitivas. Para o edil, a Inteligência Artificial apoia e reforça a capacidade humana, não a substituindo, mas garantindo um serviço mais eficiente, próximo dos cidadãos e transparente.

A Inteligência Artificial permite, segundo Luís Nobre, «verificar, otimizar e melhorar a eficiência, o tempo de resposta, o tratamento dos diversos documentos». «Não há forma de melhorar o serviço público, de ter uma governança de excelência, sem termos ferramentas, nomeadamente num serviço tão particular como a gestão urbanística», considera.

×