09 NOV 2025

A Câmara Municipal de Braga vai avançar para a celebração de um protocolo com a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Braga (AHBVB) que prevê a atribuição de uma compensação financeira anual de 70 mil euros.

A proposta, que vai ser votada na reunião camarária desta segunda-feira, dia 10 de novembro, precisa que a colaboração assenta num «plano de trabalho anual conjunto e subscrito entre o Município e a AHBVB que visam uma complementaridade de serviços em iniciativas públicas destinadas aos bracarenses e o apoio da segunda outorgante nomeadamente à DPC – Divisão de Proteção Civil, à Polícia Municipal de Braga ou ao Batalhão de Bombeiros Sapadores nesses eventos».

«Face à crescente e complexa atividade operacional desenvolvida pela AHBVB, que se traduz num serviço público essencial e insubstituível à comunidade, revela-se essencial um apoio da natureza do que se propõe, por parte do Município de Braga», refere o documento, salientando que a atividade desenvolvida pelos Bombeiros Voluntários de Braga também se «materializa em áreas concretas que exigem um investimento contínuo e elevado».

Entre os vários compromissos, os Bombeiros Voluntários de Braga obrigam-se a «manter o serviço humanitário, através do seu corpo de bombeiros, com prontidão, qualidade e eficácia, capaz de realizar a sua atividade e atribuições que lhe incumbem, nomeadamente nas áreas de combate a incêndios, socorro de pessoas, proteção de bens, proteção civil». A organização humanitária obriga-se também a «prestar apoio no âmbito das missões para que seja convocada pelo Município».

×