10 NOV 2025

A Festa do Caldo do Pote, que decorreu, ontem, em Dusseldorf, na Alemanha, serviu mais de 1500 litros de caldos feitos em potes de ferro sobre fogueiras a lenha.

Cerca de mil pessoas, entre emigrantes portugueses e naturais de diferentes países europeus, participaram no evento mais internacional da programação “Na Rota das Colheitas”, que promove os produtos nacionais e do mundo rural minhoto.

Um grupo de ”caldeireiros” da freguesia vilaverdense de Sabariz deu a provar 10 caldos diferentes, feitos à moda antiga.

Em representação do Município de Vila Verde, o vereador Carlos Tiago Alves agradeceu «a todas as mulheres e homens que trabalharam para a concretização deste evento, que, apesar de acontecer a vários milhares de quilómetros de Vila Verde, é um dos maiores da Rota das Colheitas».

«Fiquei surpreendido com a dimensão, a mobilização e o bom acolhimento da nossa comunidade de emigrantes, dos alemães e famílias vindas de outros países vizinhos. É um grande cartaz de promoção do concelho e também de Portugal», sublinhou Carlos Tiago Aves.

Acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia de Sabariz, Mário Fernandes, o autarca expressou um agradecimento especial aos empresários José Esteves e Filipe Castelo, gerentes do grupo de restauração alemão do Clube Português e do Frango Português, que há 10 anos assume a organização da Festa do Caldo do Pote em Dusseldorf.

×