10 NOV 2025

O Caminho Português da Costa é «a joia da coroa» dos Caminhos de Santiago, um diamante que é necessário continuar a lapidar, de forma a manter a sua identidade e autenticidade.

A ideia é defendida pela representante da Junta da Galiza em Vigo, Ana Ortiz, que reitera a cooperação com Portugal para valorizar um traçado que tem registado um «crescimento brutal» em termos de procura.

Esta responsável falava na abertura da quarta edição do “Congresso Gastro Movida”, que decorreu no Real Club Náutico de Vigo, numa iniciativa levada a cabo pela Diesemm, com o objetivo de promover o potencial turístico e gastronómico da maior ci- dade galega e das localidades vizinhas.

Segundo os dados oficiais, em 2024, 75 mil peregrinos do Caminho Português da Costa pediram a Compostela. Este ano, até 4 de novembro, o número já ia em 88 mil, sendo que uma parte significativa não pede a certidão.


Para além dos «dados extraordinários» relativos ao aumento de peregrinos, destacou que a maior parte são estrangeiros, com poder de compra alto, sendo que «uma imensa maioria» chega à Península Ibérica através do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto.

×