A segurança tecnológica e a proteção de dados foram “prioridades centrais” no desenvolvimento das especificações do procedimento de contratação pública de 35 autocarros para os Transportes Urbanos de Braga (TUB) à fabricante chinesa Yutong, assegurou hoje o município.
Em comunicado, o município refere que o caderno de encargos estabelece “regras rigorosas que impedem qualquer forma de acesso remoto não autorizado às viaturas e garante que toda a informação extraída das mesmas é propriedade exclusiva da entidade adjudicante, incluindo dados recolhidos através da caixa negra”.
Em causa, autocarros elétricos do construtor chinês Yutong, que estarão equipados com um cartão SIM que permite ao fabricante aceder remotamente aos sistemas dos autocarros.
Hoje, o presidente da câmara, João Rodrigues, reuniu com a administração dos TUB para saber o que se passa.
No comunicado, município e TUB esclarecem que não há atualmente qualquer viatura do fabricante Yutong em circulação no concelho.
Acrescentam que o concurso público lançado em fevereiro de 2025, com contrato assinado em agosto, encontra-se em fase de execução contratual e prevê o fornecimento faseado de 35 autocarros, estando a primeira entrega prevista para o final deste ano.
Município e TUB sublinham que dispõem de “mecanismos robustos” de controlo, monitorização e auditoria digital, “que permitem acompanhar permanentemente o comportamento e as comunicações das viaturas, garantindo a integridade tecnológica das mesmas”.