O fabricante chinês de autocarros Yutong garantiu hoje que ninguém pode aceder aos dados dos autocarros sem autorização dos clientes, que não é possível guiar os autocarros remotamente e que os dados estão alojados na União Europeia (UE).
"Ninguém pode aceder ilegitimamente ou visualizar os dados sem a autorização dos clientes [empresas de viação]. A Yutong cumpre estritamente as leis de proteção de dados e regulamentos", pode ler-se num comunicado a que a Lusa teve acesso.
De acordo com o fabricante chinês de autocarros, que tem presença em Portugal na FlixBus e em municípios como Guimarães ou nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto através da Guimabus, Carris Metropolitana e Unir, respetivamente, "os terminais de dados dos veículos Yutong na UE são armazenados no centro de dados da AWS [Amazon Web Services] em Frankfurt, na Europa".
A empresa chinesa diz ainda que os dados "são usados para manutenção relacionada com os veículos, otimização e melhorias para ir ao encontro dos serviço pós-venda dos clientes", sendo "protegidos através de encrpitação no armazenamento e controlo de acesso".