A Câmara de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a alteração ao regulamento do serviço público de transporte, que integra o passe único por 20 euros por mês para andar em todas as linhas, descontos e isenções para alguns passageiros.
Na apresentação do documento, em reunião ordinária do executivo, a vereadora com o pelouro da Mobilidade, Fabíola Oliveira, explicou que «o antigo tarifário dos transportes estava dividido por anéis/por zonas». «Com este passe único, pretendemos trazer facilidade e incentivar o uso e deslocação das pessoas nas várias linhas existentes dentro do serviço TUViana», especificou.
A alteração das tarifas vai agora para consulta pública por um período de 30 dias úteis, «com uma proposta que visa reduzir as várias modalidades de tarifário existentes e facilitando a circulação nas diversas linhas dos autocarros TUViana».
A proposta «refere que se pretende simplificar a tabela a vigorar, passando de 48 preços para 10 preços, permitindo a utilização em toda a área de operação, bem como incentivando o uso de passes». «Para toda a rede municipal, passa assim a vigorar um passe único de 20 euros.
Para deficientes e seniores, o valor do passe reduz para 10 euros. Para jovens e antigos combatentes, o passe é gratuito», lê-se no documento. Para «bilhetes ocasionais, adquirido a bordo, o valor é de 1,5 euros e o bilhete pré-comprado é de um euro». Já os bilhetes de utilização diária custarão cinco euros para um dia ou 12 euros para três dias.