19 NOV 2025

A Inspeção-Geral de Atividades em Saúde está a investigar o eventual conflito de interesses nos contratos celebrados entre a Unidade Local de Saúde de Braga e a empresa privada alegadamente pertencente ao seu ex-diretor de Oftalmologia, foi anunciado.

Em nota à comunicação social, a Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) refere que o processo foi instaurado em 18 de julho e que está prevista a elaboração do projeto de relatório até ao final de janeiro de 2026.

“O processo tem como objetivo analisar o eventual conflito de interesses com a contratualização de serviços, da área de oftalmologia, com empresa privada que alegadamente pertenceria ao diretor do Serviço de Oftalmologia da Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga”, refere a nota.

Em causa estão contratos, no valor de 27 milhões de euros, celebrados ao longo de 15 anos entre a ULS de Braga e uma empresa que pertenceria ao seu então diretor do Serviço de Oftalmologia, Fernando Vaz. Este responsável demitiu-se em julho, dois dias antes de a CNN noticiar aqueles contratos.

×