A Câmara de Viana do Castelo declarou o Interesse Municipal de um empreendimento turístico denominado Eco Albergue do Neiva, a implementar em Castelo do Neiva, para responder “as necessidades crescentes dos peregrinos do Caminho de Santiago”.
Esta declaração de Interesse Municipal foi uma das quatro aprovadas em reunião camarária pela maioria PS, pelo vereador do Chega e com os votos contra dos três vereadores da coligação do PSD/CDS.
Os vereadores da Aliança Democrática (AD) justificaram o voto contra por considerarem que os investimentos propostos se integram em zonas protegidas e que, embora ainda sem projeto, são criadas expectativas junto dos investidores.
Na apresentação da proposta, a vereadora com o pelouro do Ambiente, Fabíola Oliveira, referiu que é uma intenção de investimento na construção do conjunto edificado, das infraestruturas necessárias e dos arranjos exteriores ascende a 1.250.000 euros.
O projeto prevê criar 12 postos de trabalho diretos, nas áreas de atendimento, manutenção e operação, além de empregos indiretos envolvendo fornecedores, operadores turísticos e guias locais. O projeto considerado “inovador e sustentável” destina-se também aos “turistas que procuram experiências autênticas e ecológicas”.
O terreno onde será instalado o empreendimento tem uma área total de 13.320 metros quadrados (m2), localizado na encosta do monte, junto ao Rio Neiva e confrontando com um dos Caminhos de Santiago, na Galiza.
O empreendimento, “na modalidade de 'Aldeamento Turístico', contempla a criação de 13 unidades de alojamento independentes, uma área de refeições, receção e espaços de apoio, bem como uma zona de estacionamento com 13 lugares e uma área de lazer com piscina”.