25 NOV 2025

O presidente da Câmara de Viana do Castelo pediu desculpa às moradoras na estrada de Santa Luzia que reclamaram a “necessidade urgente de intervenção” em cerca de 230 metros daquela via.

“Peço desculpa por não termos tido a capacidade de avançar, este ano, com a requalificação da estrada. Tivemos um mandato extremamente exigente em termos de investimento e os recursos humanos foram os mesmos. Não tivemos capacidade de pôr mais obras em funcionamento”, afirmou Luís Nobre.

Dirigindo-se às quatro moradoras que intervieram no período aberto ao público, na reunião ordinária do executivo municipal, o autarca socialista garantiu que a revisão do projeto fica concluída até final de dezembro.

“A partir daí teremos todas as condições para, em janeiro, abrir o concurso público e arrancar com a obra no primeiro semestre de 2026. Este investimento já estava inscrito no orçamento deste ano e vai continuar no do próximo ano”, destacou.

Numa petição pública que lançaram, “os residentes e utilizadores da Estrada de Santa Luzia” sustentam que, o troço "se encontra ainda em paralelo de granito desregulado e não nivelado, com elevado declive, e que, ao contrário do resto da estrada de Santa Luzia, incompreensivelmente ainda não beneficiou de um pavimento asfaltado”.

Os utilizadores e moradores naquela via realçam a circulação de veículos pesados, ambulâncias, carros de transporte de doentes, INEM, PSP, em marcha de emergência que lhes permita acederem ao hospital de Santa Luzia, em segurança.

Pedem ainda “a intervenção nos passeios – uma grande parte deles inexistente ou simplesmente sinalizados por pilaretes - e demais zonas circundantes, nomeadamente junto ao próprio escadório de acesso ao templo de Santa Luzia e, ao longo de ambos os lados da via”.

×