03 DEZ 2025

A Arquidiocese de Braga reuniu 1200 catequistas e celebrou, no passada segunda-feira, dia 1 de dezembro, o Dia Arquidiocesano do Catequista, num dia dedicado à formação, partilha e celebração.

Um dos momentos centrais do encontro foi a conferência do padre José Miguel Cardoso, sacerdote do presbitério de Braga e atualmente em serviço no Dicastério da Cultura e Educação da Santa Sé. Com o tema “A espiritualidade do burro”, o conferencista apresentou um percurso marcado pela sabedoria, pelo humor e pela profundidade espiritual.

A celebração da Eucaristia, foi presidida pelo Arcebispo de Braga, D. José Cordeiro, acompanhado pelos bispos auxiliares da Arquidiocese. Na homilia, D. José sublinhou que a catequese “não é algo à parte da vida da Igreja”, afirmando que o Ano Litúrgico convida a reencontrar a catequese “na vida e no mistério de Cristo”.

O Arcebispo alertou ainda para a necessidade de não seguir “os ritmos do tempo hodierno, mas o ritmo da eternidade”, lembrando que “o tempo do cristão é o próprio Cristo, o Eterno que entra no tempo”. Concluiu com um apelo aos catequistas: “abram-se à aventura extraordinária que nos afasta dos ruídos do mundo e nos permite escutar a voz de Cristo que nos conduz”.

×