A Câmara de Ponte de Lima abriu concurso público pelo preço base de 820 mil euros, mais IVA, para a construção de oito apartamentos assentes no modelo de habitação colaborativa e comunitária.
Segundo o anúncio publicado em Diário da República, o prazo de execução do projeto é de 180 dias. O prazo para apresentação de propostas termina no dia 11, às 17h00, sendo que os concorrentes são obrigados a manter as propostas durante 66 dias a contar do fim daquela data.
Contactada pela Lusa, fonte da autarquia explicou que o projeto "visa criar no concelho de Ponte de Lima um novo tipo de resposta residencial social assente num modelo de habitação colaborativa e comunitária que contempla novas tipologias, como a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes”.
O município “adquiriu, recentemente, um edifício localizado no centro da vila, que vai ser reconvertido em oito apartamentos, sete de tipologia T1 e um T2, com espaços de utilização conjunta”. “Pretende-se promover a coabitação ou a existência num mesmo espaço de públicos com necessidades de respostas diferentes, através de um protocolo a celebrar entre o município e a Santa Casa da Misericórdia de Ponte de Lima, sendo esta Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que irá posteriormente assumir o papel de entidade gestora”, referiu a mesma fonte.
O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).