13 DEZ 2025

Ao longo das 13 edições, a iniciativa “Ambiente Solidário”, criada em 2013, já permitiu angariar e distribuir por diversas instituições cerca de cinco toneladas de bens alimentares, ajudando a fazer face a uma cada vez maior procura de ajuda.

O balanço foi feito pelo vereador do Ambiente e vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, este sábado de manhã, à margem de mais uma ação de entrega de pinheiros em troca de um ou mais alimentos, que decorre até por volta das 14h30 junto ao Posto de Turismo de Braga. A iniciativa, que também passou pela Quinta Pedagógica de Braga, decorreu no centro da cidade, tendo sido entregues algumas dezenas de árvores que, nesta altura do ano, se destinam a embelezar as habitações.

Altino Bessa fez questão de realçar os dois principais objetivos desta iniciativa: por um lado, a preservação do ambiente e, por outro, a solidariedade social. «Nesta altura do ano fazem-se desbastes em áreas florestais, essenciais para a limpeza de terrenos e prevenção de incêndios, e estes pinheiros não são utilizados. Portanto, isto é uma prática de silvicultura para que se possam desbastar os pinheiros que estão com menos crescimento e, no fundo, que estão a condicionar os que estão melhores de crescerem. Daí se fazer este corte, até porque estes pinheiros não têm utilidade absolutamente nenhuma e se pudermos ter aqui uma iniciativa ambiental e solidária ao mesmo tempo, é a cereja no topo do bolo», salientou Altino Bessa.

×