Para a BBC, Guimarães foi escolhida para a lista dos “20 melhores lugares para viajar em 2026”. As razões centram-se no equilíbrio singular entre história, cultura contemporânea e sustentabilidade que faz da cidade uma das grandes surpresas europeias para visitar no próximo ano, com Guimarães será Capital Verde Europeia.
A BBC, descreve o Centro Histórico como um "emaranhado de praças e vielas de paralelepípedos, pontilhado por grandes e belíssimos monumentos e restaurantes com terraços, desde estabelecimentos com estrelas Michelin a espaços descontraídos e bares de cerveja artesanal". Norman Miller fala da Citânia de Briteiros, como um "sítio ancestral notável", embora este sítio, distante da cidade, passe frequentemente ao lado dos visitantes.
A cidade portuguesa aparece ao lado de outros destinos, como Abu Dhabi, Colchagua Valley, Cook Islands, Costa Rica, Ishikawa, Komodo, Montenegro, Oregon Coast e Samburu, reforçando a projeção internacional da cidade num conjunto marcado por inovação, cultura e sustentabilidade.