29 DEZ 2025

O presidente da Câmara de Braga, João Rodrigues, anunciou hoje que vai criar uma “central cultural”, um espaço que a cidade “sinta como seu” e onde se possa produzir e consumir todos os tipos de artes.

Em declarações aos jornalistas à margem da sessão de encerramento da Braga 25 – Capital Portuguesa da Cultura (CPC), João Rodrigues disse esperar que aquela central seja uma realidade durante o atual mandato,

“No fundo, temos a cidade muito bem apetrechada de equipamentos um pouco espalhados pelas diversas freguesias do concelho, que são muitas, são 37, e queríamos criar, não numa lógica centralizadora, mas numa lógica de maximizar aquilo que podemos ter, essa central cultural. Queremos que seja central e que seja um sítio onde se produz, onde se consome, um sítio que está disponível para a população produzir, consumir, procurar a cultura”, apontou.

O autarca sublinhou que ainda não sabe onde é que o equipamento irá nascer, mas admitiu que já tem uma ideia: “Tenho, mas ainda não posso revelar. Não é por razão nenhuma especial, é por uma razão prática. Quando se faz um negócio, é melhor estarmos calados um bocado até ele estar feito e é isso que estou à procura de fazer”.

×