05 JAN 2026

A tradição de visitar os Presépios movimentados no dia de Natal, no dia de Ano Novo e nos fins de semana mais próximos destas datas festivas continua a estar bem vincada no concelho de Braga.

Contudo, para que esta tradição continue a ser vivida de geração em geração, tem sido fundamental o empenho das comunidades na construção destes Presépios, que implica muito engenho e arte.

O padre Marcelino Ferreira, pároco de Sequeira, uma das freguesias que tem um dos Presépios movimentados mais visitados do concelho de Braga, afirma que estes Presépios são verdadeiramente catequéticos e mostram que Deus está em cada ofício ali representado. «O Presépio traz uma mensagem de catequese», realça, sublinhando que «não se faz aqui uma doutrina mas, no tempo em que nós estamos, em que as pessoas até não têm grandes conhecimentos e cada vez se perdem mais, conseguem perceber aqui alguns sinais de Deus na nossa vida».

«E o curioso no Presépio, neste e em todos os outros, principalmente no Minho, é que Deus está junto das artes e dos ofícios. Deus não está só na igreja, não está só na cabana, mas também na barbearia, no caminho, no monte. E esta também é uma mensagem boa de catequese», acrescentou.

×