05 JAN 2026

O Caminho da Geira e dos Arrieiros assumiu, pela primeira vez, a liderança no número de partidas de peregrinos de Braga, com destino a Santiago de Compostela.

 De acordo com as estatísticas do Serviço de Peregrinos da Catedral de Santiago, partiram de Braga, durante o anos de 2025, cerca de 1.130 pessoas, que é o número mais elevado de que há registo.

 Destes, 567 percorreram o CGA, enquanto 550 seguiram pelo Caminho Português Central (CPC). O Caminho Minhoto Ribeiro registou 12 partidas e o de São Rosendo apenas uma.

Os dados demonstram que a opção pelo CGA subiu 11,4% (mais 58 pessoas), ao passo que a do CPC caiu 8,6% (menos 52). De acordo com os mesmos dados «os outros dois itinerários têm escasso impacto nas contas que, no final, se traduzem numa subida de 12 peregrinos que iniciaram a peregrinação na capital do Minho»

Segundo a Associação, «em termos globais (somando todos os pontos de partida), o CGA cresceu 9,7% em relação ao ano anterior, para 757 peregrinos que receberam a Compostela à chegada a Santiago, enquanto o CPC aumentou 5,6%, para 100.835 pessoas que certificaram a conclusão da peregrinação pelos meios tradicionais».

 «Os caminhos Minhoto Ribeiro e de São Rosendo apresentam evoluções percentuais maiores, mas de menor importância em termos absolutos, com 30 e 24 peregrinos, respetivamente, no final do ano passado», referem no mesmo relatório.

×