O Vitória SC bateu, na terça-feira à noite, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria, o Sporting, por 2-1, em partida das meias-finais da Taça da Liga. Os conquistadores, que marcaram encontro com o SC Braga – os minhotos bateram, em Leiria, o Benfica, por três bolas a uma –, tinham vencido, nos quartos de final, no Estádio do Dragão, o FC Porto, por 3-1. Há 50 anos que os conquistadores não venciam, na mesma época, portistas e leões.
A 4 de dezembro de 2025, o Vitória de Guimarães causou surpresa ao vencer, no estádio da turma portuense, por três bolas a uma, com golos apontados por Nélson Oliveira, Samu Silva e Oumar Camara (Gabri Veiga marcou o tento de honra dos locais), carimbando, assim, a sua terceira presença nas meias-finais da competição que os conquistadores nunca venceram.
Seguiu-se o jogo em Leiria, com o Sporting, finalista vencido da última edição da prova – perdeu, no mesmo palco, com o Benfica, que conquistou, por oito vezes, a Taça da Liga –, tendo os conquistadores vencido por duas bolas a uma, com dois remates certeiros marcados pelo avançado senegalês Alioune Ndoye, que saltou do banco aos 78 minutos para fazer a “remontada” (os leões estiveram na frente do marcador com um golo apontado por Luís Suárez).
E, com esta vitória, os conquistadores “mataram um borrego” que durava há meio século. Porque foi já na longínqua temporada de 1975/1976 que o Vitória de Guimarães venceu, na mesma época, Sporting e FC Porto, no caso em partidas relativas à Taça de Portugal.