13 JAN 2026

O executivo municipal aprovou esta segunda-feira o aumento de 3,5 para 5,2 milhões de euros, a comparticipação financeira na criação do BioMedTech Hub, um centro de valorização e transferência de tecnologia (CVTT) na área das Ciências da Vida e da Saúde, que vai nascer no terreno contíguo ao parque de estacionamento do Forum Braga.

A proposta foi aprovada com a abstenção dos vereadores do movimento Independente Amar e Servir Braga, da IL e do Chega.

O BioMedTech Hub estava inicialmente orçado em 6,1 milhões de euros, valor que, entretanto, foi atualizado para 7,5 milhões.

Ainda a propósito da nova estrutura, o vereador do Chega, Filipe Aguiar, defendeu que «a localização escolhida para o BioMed Tech Hub «é um erro de casting», e que deveria antes ser instalado na área geográfica que compreende a UMinho e o INL, aproveitando as infraestruturas e meios tecnológicos existentes.

João Rodrigues contrapôs com o avanço das novas tecnologias e com a facilidade de comunicação, que fazem com que a distância física não colida com o valor do projeto, que será instalado num terreno da autarquia, evitando novas aquisições.

×