Marcelo Rebelo de Sousa deu aula especial ao alunos do Agrupamento de Vila Verde

A Escola Básica de Vila Verde foi palco de uma aula diferente. A sala foi substituída pelo pavilhão gimnodesportivo e o professor foi... o Presidente da República, recebido em euforia pelas crianças desde a sua chegada até ao momento em que abandonou o recinto escolar.

Na sua intervenção, o Presidente da República começou por destacar a importância dos alunos. «Podemos ter bons professores e investigadores, mas não há escola sem alunos», disse, dando conta da vontade que sempre teve em ser professor de Direito. «Estava convencido de que ia ter a mesma profissão, sempre no mesmo sítio, mas não. Vocês vão ter várias atividades e em qualquer ponto de Portugal, da Europa e do mundo e têm de se preparar para isso», vincou.
Marcelo Rebelo de Sousa alertou para um mundo em mudança, onde «o tempo é cada vez mais acelerado e todos os anos acelera mais» e onde «o espaço é cada vez maior e todos os anos se torna ainda maior». Para tal, os jovens de hoje têm de estar preparados. «Vocês têm de se formar para esse novo tempo e espaço. E para se prepararem para isso é importante que se conheçam a vocês próprios para depois poderem fazer escolhas. Quanto mais depressa se conhecerem a vocês próprios, mais depressa escolherão», disse.
Em segundo lugar, referiu a importância de «saberem resolver problemas». «A vida vai ser sempre resolver problemas. Os dos testes têm dia e hora marcada, mas vocês vão ter testes que aparecem de repente. Preparem-se para isso», vincou.
Comunicar foi outro dos pontos salientado por Marcelo Rebelo de Sousa. Aqui, deu nota da importância de comunicar seja na língua portuguesa como noutras. «Mesmo que sejam muito tímidos, este é o século da comunicação e vocês têm de ser capazes de transmitir as vossas ideias», referiu.
Júlia Fernandes lembrou que o concelho festejou 170 anos no passado dia 24 de outubro. «Somos uma terra de afetos, que quer levar o amor a todo o mundo num momento tão difícil e de instabilidade», afirmou, acrescentando a importância que o município dá à educação.

×