A maior exposição ibérica de construções com peças da Lego abriu hoje portas no Braga Forum, esperando a visita de 20 mil pessoas até amanhã, domingo, 9 de novembro.
No primeiro dia dedicado às escolas, o vice-presidente da Câmara de Braga marcou presença para vincar a importância do Braga Brick Fan Event para cidade.
Altino Bessa sublinhou desde logo o facto deste ser a maior inicativa do género na Península Ibérica, onde foram utilizadas cerca de oito milhões de peças para a concretização de construções únicas e de grande beleza. «Nós temos a Estação Ferroviária da Luz, em São Paulo, temos a Favela da Rocinha, no Rio de Janeiro. Depois temos ícones da cidade, como são os casos do edfício da Câmara Municipal e do Theatro Circo», disse.
O autarca salientou ainda a presença dos 24 AFOL (Adultos fans de Legos) no certame. «São pessoas que têm capacidade de poder, com a sua paciência, o seu conhecimento, a sua imaginação, de fazer coisas fantásticas», salientou.
A par disto, o vice-presidente da Câmara de Braga realçou ainda a componente pedagógica do Braga Brick Fan Event, com a presença da Federação das Associações Juvenis do Distrito de Braga, que tem um stand próprio onde apresenta como a criatividade, a educação e a participação juvenil podem unir-se através de experiências de aprendizagem não formal inovadoras.
O administrador executivo da InvestBraga salientou, por sua vez, as duas grandes novidades desta edição do Braga Brick Fan Event. «Uma estufa, onde temos construções de lego, que são flores. Nó temos ali muitas flores retratadas. E, depois temos um aquário gigante, onde nós mostramos, verdadeiramente, onde o lego pode ser usado. Nós temos ali construções de submarinos, mergulhaores, onde também se misturam os peixes», disse Carlos Silva.
O administrador realçou ainda as mesas dedicadas ao Star Wars. Para Carlos Silva, este é um evento para famílias, onde é possível passar o dia inteiro.