O Hospital de Braga ativou o nível 2 do Plano Sazonal de Inverno face ao aumento significativo da afluência às urgências e à previsão de um agravamento da época gripal nas próximas semanas. A decisão foi tomada pela Unidade Local de Saúde de Braga, depois de se ter registado um crescimento sustentado do número de episódios diários de urgência, que ultrapassa atualmente os 600 atendimentos por dia.
Em declarações, a diretora clínica do hospital, Aldara Gonçalves, explicou que este aumento está acima do que é considerado normal e acompanha uma tendência típica desta altura do ano, marcada pelo crescimento das infeções respiratórias.
Segundo a responsável, o reforço do plano traduziu-se, desde logo, numa maior necessidade de internamento, sobretudo associada a infeções respiratórias com gravidade clínica.
Embora ainda não exista uma data concreta para o pico da gripe, o acompanhamento da situação está a ser feito diariamente, em articulação com os dados da Direção-Geral da Saúde (DGS). Aldara Gonçalves adiantou que o hospital já sente um aumento do número de casos e alertou para a possibilidade de um agravamento após o período das festas.
A responsável deixou ainda um apelo à população para uma utilização responsável dos serviços de urgência. Recordou que cerca de 90% das infeções respiratórias são víricas, autolimitadas e sem gravidade suficiente para justificar uma ida à urgência hospitalar.