A Ministra do Ambiente marcou presença, esta sexta-feira, na conferência de imprensa que assinalou a abertura oficial da Capital Verde Europeia, iniciativa que coloca a cidade no centro das políticas ambientais nacionais e europeias ao longo deste ano. A sessão contou também com a participação de Ricardo Araújo, presidente da Câmara Municipal de Guimarães, que salientou a importância da presença da Ministra.
Em declarações ao Diário do Minho, a governante sublinhou a importância de Portugal voltar a acolher uma Capital Verde Europeia, considerando que este título representa “o reconhecimento do trabalho feito”, mas também “uma esperança para hoje e para o futuro”.
“É um selo de qualidade que é importante aproveitar muito bem, nomeadamente ao nível dos financiamentos que se vão conseguir e da competição direta em Bruxelas”, afirmou Maria da Graça Carvalho, acrescentando que Guimarães será visitada por muitas pessoas, “nacionais, europeias e mesmo fora da Europa”, assumindo-se também como um exemplo para as políticas nacionais e para outras cidades.