CPM da Arquidiocese de Braga ajudou mais 20 noivos no projeto de felicidade familiar e matrimonial

O Centro de Preparação para o Matrimónio (CPM) de Esporões, que agrega a zona pastoral de Oeste/Veiga de Braga reiniciou em 2024 e este ano já acompanhou 20 casais ao longo de cinco sessões.

O propósito do Centro é caminhar com os noivos na construção do seu projeto de felicidade familiar, vivida em consciência e liberdade com o sacramento do matrimónio. O CPM realiza encontros de partilha e testemunho sobre temas relativos ao matrimónio e à vida em casal e em família, de modo que os casais se preparem de forma profunda. Não se trata de um curso, mas sim de uma caminhada de preparação para o matrimónio, nunca acabada, sempre original e construída por cada casal que aceita o desafio.

A metodologia do CPM assenta em três pilares fundamentais: a revisão da vida de casais, o trabalho de reflexão dos noivos e o testemunho vivencial do casal. As reflexões em grupo versam sobre seis temas ligados ao amor e gestos de amor, diálogo, desafios, exigências, fecundidade do casal e "o amor ao longo da vida".

Em cada uma das cinco sessões realizadas, houve momentos de trabalho de grupo, de convívio, de plenário, de testemunho do casal, da intervenção do assistente e de oração.

A equipa do CPM de Esporões conta com seis casais animadores, dois casais convidados a partilhar a experiência do ano passado e o pároco da freguesia como Assistente.

×