Sophie e Ana juntaram-se com o propósito de melhorar a qualidade de vida da famílias, terapeutas e professores, assim surgiu a Noé - Comunicação Visual, uma forma rápida e prática de comunicar com crianças autistas.
Antes a aplicação, a comunicação alternativa e aumentativa, era demorada porque era preciso preparar todas as antecipações, agora e com o uso da inteligência artificial na app o que demorava horas demora segundos.
“Entre as duas começamos a falar da falta de tempo, falta de organização que às vezes temos nos pais para fazer esse tipo de material, e eu sabia que nos demorava muito tempo a fazer tabelas de comunicação, antecipações, materiais, adaptar materiais para escola” explicou Sophie Bernardo, uma das criadoras da app e mãe.
A aplicação cria material em minutos e não só ajuda as famílias como os profissionais que trabalham com estas crianças com um único objetivo, o de transformar a comunicação em inclusão.
Em declarações ao Diário do Minho, Ana Catarina Leitão, mãe e criadora da aplicação explica que ter um filho com necessidades especiais obriga a ter que preparar muita antecipação as situações. E dá o exemplo que antes da aplicação, “investia muitas horas por dia para fazer a tabela, e pensei, por que não conseguir integrar todas estas ferramentas numa só”.
“Noé nasceu com este propósito de poupar tempo e, acima de tudo, de nos trazer muita flexibilidade ao nosso dia-a-dia”, acrescentou.
Para a terapeuta da fala, Helena Santos, a aplicação “facilita muito o meu trabalho em termos de tempo, muito, porque rapidamente se constrói uma tabela de comunicação, ou uma antecipação, porque queremos explicar que vamos sair, utilizamos a comunicação, a Noé para explicar e fazer esses procedimentos ali na hora”