Verde Cool’25 parte à descoberta "do melhor da região" com 44 aderentes

Partir à descoberta “do melhor que a região tem”, através de 44 espaços aderentes, com menus a preços simbólicos. É esta a proposta do Verde Cool’25, que quer servir, em Braga, de 8 de setembro a 5 de outubro, mais de 85 mil menus.

A 11.ª edição do evento que durante 28 dias transforma Braga na capital dos petiscos e do vinho verde foi apresentada esta sexta-feira ao final da tarde, na sede da Associação Empresarial de Braga (AEB), organizadora do certame, na presença de dezenas de convidados.

Este ano, a expectativa é conseguir vender 85 mil menus, conquistando um total de 425 mil euros em vendas diretas. Trata-se de uma expectativa de mais três mil menus e quase mais 100 mil euros em vendas direta em relação ao ano passado, fruto da atualização do preço de quatro para cinco euros.

Para o Diretor Geral da AE, Rui Marques, este é “um evento que movimenta milhares de pessoas”. “A nossa expectativa é que, durante o período da campanha, e são 28 dias, sejam servidos 85 mil menus, um número muito relevante”, disse ao Diário do Minho.

“O impacto económico é ainda mais significativo, porque os consumidores muitas vezes não se ficam só pelo menu, acabam por ficar para jantar ou por comprar o vinho”, acrescentou.

O vereador da Câmara de Braga João Rodrigues destacou a importância do evento para “beneficiar e incentivar o comércio local e a vivência do centro histórico da cidade”.

Já a presidente da Confraria dos Sabores e Tradições Gastronómicas de Braga, Lurdes Cunha, reconheceu que “este tipo de eventos é muito importante para divulgar não só a nossa gastronomia, como os nossos usos, costumes e cultura”. “Temos uma cultura e uma gastronomia muito ricas e passar isso como testemunho para quem nos visita é muito importante”, sublinhou.

De 8 de setembro a 5 de outubro, são então 44 os espaços aderentes que oferecem menus especiais de Vinho Verde e petiscos pelo preço de cinco euros. Participam no Verde Cool’25 33 marcas de vinho, com 36 referências distintas e pertencentes a seis sub-regiões. As opções de espaço também são várias, desde o centro da cidade de Braga até ao Bom Jesus do Monte.

×