A Quinta Pedagógica de Braga, recebeu esta quarta-feira, dezenas de crianças e idosos para celebrar uma das tradições do Minho. As crianças foram desafiadas a aprender a arte da desfolha e das vindimas, já os mais velhos reavivaram a memória.
Este tipo de atividades ajuda a sensibilizar as crianças de onde veem os alimentos e sobre a época de colheita dos mesmos.
“Como tem a sensibilidade do produto ao longo de todo ano no mercado, não tem noção que ha sazonalidade”, esclareceu a diretora da Quinta Pedagógica, Natália Costa.
A coordenadora da EB1/JI S. Mamede de Este, acrescenta que algumas destas crianças já conhecem um pouco destas tradições porque “os avós vão falando mas vivenciarem na primeira pessoa não é muito comum” e por isso, tentam que as crianças experienciem “nem que seja só uma vez”
A Quinta pedagógica de Braga, tem como público principal as escolas e as crianças, devido a oferta das atividades gratuitas a quinta “foi crescendo” e em 2023, atingiu os "50 mil visitantes e e ano passado os 62 mil visitantes”, afirma o vereador da Câmara municipal de Braga, Altino Bessa. Já num fim-de-semana que esteja bom tempo é fácil passarem pela quinta pedagógica de braga, num contexto familiar, 500 pessoas por dia”, acrescenta.