Nova aplicação do Hospital de Braga permite que doentes sem voz possam comunicar

‘Comunicar sem Voz’ é o mais recente projeto implementado pela Unidade Local de Saúde de Braga, uma iniciativa pioneira que visa humanizar os cuidados prestados aos doentes com dificuldades de comunicação, nomeadamente aqueles submetidos a laringectomia ou traqueostomia, permitindo-lhes recuperar um direito essencial: o de se fazerem ouvir.

O internamento no serviço de Otorrinolaringologia da ULS Braga evidencia diariamente os desafios vividos por doentes que, por motivos clínicos, perdem temporária ou permanentemente a capacidade de comunicar verbalmente. Entre os casos mais frequentes encontram-se os doentes com tumores malignos da laringe, cujo tratamento implica, em muitos casos, a realização de uma laringectomia – cirurgia que remove a laringe e, com ela, as cordas vocais, inviabilizando a emissão de som pela via aérea natural. Também emergências, como traqueostomias por obstrução tumoral ou hemorragia, resultam numa perda abrupta da fala.

A aplicação está já a ser utilizada no serviço de Otorrinolaringologia da ULS Braga, permitindo aos doentes comunicar de forma simples, intuitiva e eficaz com os profissionais de saúde, com recurso a tablets, atenuando os níveis de ansiedade e promovendo uma maior autonomia e conforto.

O projeto representa um compromisso com a humanização dos cuidados e com a valorização da comunicação como elemento central da relação clínica. A ULS Braga pretende ainda alargar a iniciativa às unidades de neurocríticos e neurocirurgia.

×