O que tem em comum o Senhor dos Aneis com o Museu dos Biscainhos em Braga? O Paulo. Um jovem especial que sofre de deficiência intelectual, mas é o guia que orienta as visitas de grupos no Palácio dos Biscainhos, em Português e em Inglês.
O Museu dos Biscainhos, em Braga, foi esta quarta-feira o palco da inauguração de “A Diferença Importa”, projeto artístico e social do fotógrafo João Carlos em parceria com a CERCI Braga, que transformou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência numa afirmação pública da dignidade, capacidade e singularidade das pessoas com deficiência. A exposição, composta por retratos de 15 jovens, procura despertar consciências e reforçar a urgência de uma sociedade mais equitativa, onde a diferença é reconhecida como valor.
“É importante a exposição, é importante o dia de hoje, é importante que se celebre o dia de hoje”, destacou João Rodrigues, presidente da Câmara Municipal de Braga, sublinhando o impacto do exemplo dado pelos jovens envolvidos, em particular o de Paulo, que apresentou o Museu com domínio, conhecimento e até capacidade de comunicar em inglês.