A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga concretizou esta segunda-feira um marco relevante na evolução da cirurgia ortopédica em Portugal, ao realizar a sua primeira Artroplastia Total do Joelho e duas Artroplastias Unicompartimentais com recurso ao sistema robótico CORI®, da Smith & Nephew no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As duas artroplastias unicompartimentais assumem um significado particular por corresponderem às primeiras cirurgias robóticas do joelho realizadas no SNS com este sistema, reforçando a importância clínica, tecnológica e estratégica deste avanço no Hospital de Braga.
Em declarações ao Diário do Minho momentos antes das cirurgias, o médico cirurgião ortopedista Nuno Tavares explicou que este tipo de procedimento representa um avanço significativo na forma como são tratadas patologias do joelho e permite um planeamento cirúrgico altamente personalizado e uma execução mais precisa e segura.
“Trata-se de uma artroplastia unicompartimental do joelho realizada com apoio de cirurgia robótica. Esta tecnologia permite um melhor posicionamento dos componentes e um cálculo mais rigoroso das dimensões da prótese, tornando-a mais personalizada e adaptada ao doente”, referiu.