Projeto Patinhas 21 ajuda a desenvolver competências de 80 alunos com Necessidades Educativas Específicas em Esposende

Após Barcelos, também o Município de Esposende iniciou, no início deste ano letivo, a implementação do Projeto Patinhas 21, uma intervenção inovadora que recorre a cães como coterapeutas no desenvolvimento de crianças e jovens com Necessidades Educativas Específicas.

Dinamizado pela Associação Amar 21, o projeto envolve 12 grupos, num total de 80 alunos, que participam em sessões regulares com cães de intervenção. A intervenção é assegurada por uma equipa multidisciplinar composta por terapeutas da fala, psicomotricistas, terapeutas ocupacionais, educadores de ensino especial, fisioterapeutas, psicólogos e cinoterapeutas.

O projeto alia ciência, afeto e inclusão para trabalhar áreas como a coordenação motora, equilíbrio, motricidade fina, regulação emocional e comportamental, além do reforço das competências sociais e comunicacionais.

Até ao momento, o projeto tem sido amplamente valorizado pelos estabelecimentos de ensino onde está a ser desenvolvido, que destacam os efeitos positivos no bem-estar e progresso dos alunos envolvidos.

×