O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse hoje em Guimarães que a expectativa do Governo é ver as cidades de Guimarães e de Braga ligadas por Metrobus até 2032, ano em que entra em funcionamento da linha de Alta Velocidade entre o Porto e Vigo, com estação intermédia na capital do Minho.
Falando na conferência de imprensa de apresentação do estudo do Metrobus que vai ligar o centro de Guimarães à vila das Caldas das Taipas, o governante deixou claro que o investimento supramunicipal é crucial para a rentabilização modal da estação de Braga de Alta Velocidade e vincou que o Governo vai encontrar formas de financiar o investimento.
A proposta inicial do Metrobus que vai ligar Guimarães e Braga tem um custo estimado de 150 milhões de euros, sendo que 80 milhões respeitam ao troço entre a cidade de Guimarães e as Caldas das Taipas-Aveparque. O projeto aproveita a Estrada Nacional 101 ao longo de quase todo o percurso, garantindo vias centrais dedicadas ao Metrobus, que vai atravessar as rotundas em linha reta e com prioridade de circulação. A proposta apresentada hoje sugere veículos elétricos movidos a bateria, que deverão transportar mais de 325 milhões de passageiros/ano.