Cirurgia Pediátrica no Hospital de Braga entra na era robótica

A Unidade Local de Saúde (ULS) de Braga arrancou 2026 com duas cirurgias de grande complexidade na área pediátrica, sendo uma delas o avanço para a cirurgia robótica na pediatria.

O primeiro procedimento foi uma reparação robótica de uma obstrução duodenal associada à síndrome de Wilkie (síndrome da artéria mesentérica superior). A cirurgia foi liderada por Jorge Correia-Pinto, Diretor do Serviço de Cirurgia Pediátrica da ULS Braga, e contou com a colaboração de Alberto Parente, de Córdoba, Espanha.

A segunda cirurgia diferenciadora foi a abordagem a um caso de estrofia vesical num bebé de dois meses, uma patologia rara e complexa. Esta cirurgia contou com a interveção de Rúben Lamas-Pinheiro, Médico Urologista Pediátrico reconhecido na área das hipospádias, e com a Peter Cuckhow, Médico Urologista Pediátrico em Londres, no Reino Unido.

A ULS Braga acredita que este momento representa mais um "passo de evolução na prestação de serviços assistenciais altamente diferenciados, dedicado a cuidar com especial afinco problemas cirúrgicos da criança, com recurso a tecnologias avançadas e a colaboração clínica internacional quando tal contribui para melhores resultados".

×