A Quinta Pedagógica de Braga recebeu em 2025 mais de 72 mil visitantes, o maior número de sempre desde que abriu portas há 22 anos.
O número foi avançado pelo vice-presidente da Câmara de Braga no dia em que este equipamento da autarquia recebeu os amigos para celebrar o seu aniversário.
Aos jornalistas, Altino Bessa lembrou que, em 2013, a Quinta Pedagógica estava «um bocadinho estagnada naquilo que era o seu objetivo e o seu propósito», isto sem querer «desvalorizar a criação deste projeto, que foi muito importante», regitando uma média de 21 mil visitantes. «Mas, nós achámos que era possível fazer mais e melhor aqui na Quinta Pedagógica», acrescentou.
Entretanto, salientou o autarca, com um novo incremento e uma nova dinâmica implementada, o número de visitantes foi subindo, com exceção dos anos da Covd 19. «O meu objetivo era atingirmos os 50 mil visitantes por ano. Conseguimos em 2023. Em 2024 superamos largamente esse número e atingimos 63 mil visitantes. E este ano, supreendentemente, até eu próprio, confesso, fiquei um bocadinho surpreendido, atingimos os 72 mil visitantes», vincou o vice-presidente da Câmara de Braga.
Para Altino Bessa, ter atingido este número significa que é uma afirmação deste equipamento e é uma afirmação do trabalho que tem sido realizado com a valorização da equipa que ali trabalha todos os dias. «E é uma aposta que é cada vez mais atrativa quer para os alunos em contexto escolar, que nos visitam praticamente todos os dias, quer em contexto familiar», acrescentou.
Altino Bessa, em declarações aos jornalistas, vincou que centenas de pessoas passam todos os dias pela Quinta Pedgógica de Braga e, principalmente aos fins de semana, em contexto familiar para visitar o espaço, ver os animais e participarem nas várias atividades que estão programadas.
Altino Bessa referiu também as iniciativas que juntam gerações, como as vindimas, a desfolhada e o magusto.