O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, inaugurou, esta segunda-feira, em Braga quatro Centros Tecnológicos Especializados (CTE), nas Escolas Secundárias Sá de Miranda, Alberto Sampaio e D. Maria II. As novas estruturas representam um investimento global que ultrapassa os 5 milhões de euros, apoiado pelo PRR, e visam potenciar a inovação e excelência no ensino secundário, fazendo parte de um investimento global de cerca de 500 milhões de euros no território nacional.
Segundo Fernando Alexandre, ao todo serão construídos no país, mais de 400 CTE, que «vão permitir transformar e valorizar o Ensino Profissional em Portugal».
Na sua primeira paragem, na Secundária Sá de Miranda, Fernando Alexandre inaugurou dois CTE, o primeiro na área da informática e o segundo no domínio digital, que vão oferecer aos alunos formação prática e tecnológica de ponta, apostando na atualização da oferta formativa dos cursos profissionais, e alinhando-a com as exigências da Indústria 4.0 e do tecido empresarial regional.
De acordo com o ministro, todos os CTE do país terão de estar concluídos até março, havendo atualmente mais de 100 que já se encontram operacionais.