Garantir uma maior valorização do território a nível nacional. Este é o grande desígnio da Associação Pentágono Urbano, cujos estatutos foram formalizados esta quarta-feira, em Braga. Aos municípios de Braga, Barcelos, Guimarães e Vila Nova de Famalicão junta-se agora o de Viana do Castelo.
Na cerimónia de formalização, o presidente da Câmara de Braga deu nota do motivo desta expansão a Viana do Castelo, vincando ser "importante dar um grito de alerta a nível nacional de que é preciso olhar com outros olhos para este território". Como exemplos deste dinamismo, realçou o facto de este território ser "um dos mais dinâmicos em termos demográficos", com os maiores índices de criação de emprego e exportação nacional.
Da parte da Câmara de Viana do Castelo marcou presença Manuel Vitorino, vice-presidente, o qual considerou a adesão uma "oportunidade" para os agentes culturais do território e de afirmação de um "território diverso mas uno na sua identidade". "Há sinergias que todos vamos aproveitar e rentabilizar", salientou.