A Guimabus, concessionária pelo transporte público no concelho de Guimarães, tem agora uma frota 100% elétrica. Integrado na Semana Europeia da Mobilidade, a empresa apresentou as 50 novas viaturas elétricas que recebeu, num investimento de 20 milhões de euros, comparticipados em 12 milhões de euros pelo Fundo Ambiental.
Tanto para Pedro Miguel Silva,do IMT, como para Ana Paula Vitorino, presidente da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, este foi um passo decisivo para Guimarães, um dos poucos municípios do país com um frota totalmente elétrica, o que deve ser considerado um exemplo a seguir em Portugal.
O presidente da Câmara de Guimarães reconheceu o elogio e concordou que o exemplo deve ser replicado, realçando o esforço realizado para ter conseguido conquistar a nomeação de Cidade Verde Europeia. Contudo, para Domingos Bragança, agora há um passo importante a dar que é conseguir fazer com que as pessoas deixem os seus carros e optem pelo transporte público.
E, para que isso aconteça e o transporte público possa ser uma real alternativa na qual se confia, o presidente da Câmara de Guimarães defendeu a criação de canais dedicados.