Contrato de construção da Linha Vermelha do MetroBus de Braga foi assinada hoje no Hospital de Braga 

Foi assinado esta tarde, no Hospital de Braga, o contrato Conceção-construção da  linha vermelha do BRT em braga que tem previsão de arrancar em junho de 2026. 

O trajeto da primeira linha do metrobus em Braga terá uma duração de 17 minutos entre a estação de caminhos de ferro e o hospital. 

O trajeto será feito, maioritariamente, com uma via exclusiva para o BRT e os restantes troços de via partilhada terão uma sinalização inteligente. Não haverá alterações no túnel da Avenida João XXI, nem do túnel da 31 de Janeiro. O Hospital terá uma nova entrada com a construção da paragem do metrobus.

O sessão teve lugar no hospital de braga, onde será implementada uma estação terminal desta linha, e contou com a presença do atual Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o adminitrador dos TUB, Teotónio dos Santos, assim como a Presidente do Conselho de Administração TUB, Olga Pereira e Presidente do Concelho de Administração do Hospital de Braga, Américo Afonso.

O investimento global de 75,5 milhões de euros para a primeira linha do Braga Metro Bus é integralmente financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), no âmbito do programa REPowerEU, com o prazo de execução até 30 de junho de 2026. 

×