Cerca de um ano depois das primeiras demolições, há mais seis prédios que vão ser demolidos no Bairro do Picoto. Em causa está o facto de se tratarem de casas que se encontram num “estado de grande insalubridade, sem condições de habitabilidade e que não têm reabilitação possível”, explica o administrador executivo da BragaHabit, Carlos Videira.
“Todo o edificado do Complexo Habitacional do Picoto está em estado avançado de degradação e, portanto, já na Estratégia Local de Habitação do Município de Braga tinha sido colocada como uma das ações necessárias a destruturação do Complexo Habitacional do Picoto”, adianta Carlos Videira, em entrevista ao Diário do Minho.
No âmbito desta estratégia municipal, foram demolidos já no ano passado seis edifícios – do número 45 ao 50 -, porque eram os que tinham “um problema de insegurança mais grave”. “Havia um relatório da Proteção Civil a atestar que, devido a um deslizamento de terras, poderia a qualquer momento haver desabamento, havia um risco de ruína”, refere o administrador executivo da BragaHabit.